Sábado, 5 de Fevereiro de 2005

Professores como antigamente.

   Que paciência!...
   Se há imagem que ainda guardo com carinho, é o de algumas pessoas da minha infância. A D. Almerinda, a minha professora da instrução primária, a Menina Bia, a empregada do colégio e os Senhores Directores, um casal simpático de quem nunca soube o nome. Durante anos e anos, viram-me crescer, casar, ter filhos. A eles, fui-os vendo morrer. A última vez que vi a minha professora,estava com uma enfermeira que a acompanhava. Já não me reconheceu, mas ficou feliz de a ter ido cumprimentar. Falámos de algumas peripécias que fiz. Disso lembrava-se bem.


   __ Paiiiiiiii! __ O grito veio do quarto dos miúdos. Quem é que já matou quem? Não tinha ouvido briga nenhuma entre eles. Vamos lá a ver o que se está a passar. Estava o meu filho de telemóvel ao ouvido.
   __ É o Tiago a saber se pode ir comigo ao Campeonato de Xadrez. __ Claro que posso levar o miúdo. __ Então o meu Pai vai aí depois buscar-te.
   __ Eh lá! Nem penses nisso. Ele que venha cá ter até às das horas. __ Lembrei-me logo da última vez que o levei. Fiquei quase meia hora à porta do restaurante à espera que ele acabasse de comer! Nem buzinando ele se despachava. Não me faltou vontade de arrancar e deixá-lo lá ficar. Valeu-lhe o meu miúdo que foi lá para o pé dele.
   Duas horas. Nada de Tiago. Se calhar ficou aborrecido por eu não o ir buscar a casa. Que se lixe. O pai dele também tem carro.
   __ Vamos embora, Rafael. Sabes onde é o clube? __ Era para os lados do Seixal. Foi o que o professor lhe tinha dito. __ Só isso? Como é que raio queres que eu descubra onde fica? O Seixal ainda é grande! Pode ser que alguém conheça. Vou perguntando pelo caminho. Ninguém conhece nenhum Águias Unidas no Seixal. Está quase a começar o torneio e nada de saber onde é o clube. Telemóvel do professor? Ele não tem. Pois, estou mesmo a ver. Vou ao Timbre. Também é um clube de bairro. Pode ser que conheçam o outro. A resposta desespera-me.
   __ Aqui no Seixal, não. Só o Democrático. __ Estou já a amaldiçoar todas as peças do jogo de xadrez, a começar pelos reis e rainhas. Vejo a tristeza a começar a ganhar terreno nos olhos do garoto. Alguém disse do fundo da sala, onde se jogava dominó:
   __ Tóino! Há um Águias nos Foros, ou Fanqueiro. É como quem vai para Belverde. __ Exactamente na direcção oposta. Vamos lá a queimar algumas regras de transito.
   Chegados ao Fanqueiro, lá descobrimos o clube. Entramos. Nada, a não ser dominó e bisca pelas mesas. Um indivíduo que estava ao balcão a tomar um café pergunta:
   __ É para o xadrez? Naquela sala lá dentro! __ Agradeço. À boa moda portuguesa, ainda não tinham começado. Faltavam mais de metade dos participantes. Pudera, deviam andar como eu às voltas pelo Seixal. Digo ao miúdo:
   __ Rafael, não é melhor procurares o teu professor para lhe dizer que chegaste?
   __ Então o Pai já esteve a falar com ele! __ Tinha sido o indivíduo do balcão com a bica. Nem cumprimentou o jogador, nem se apresentou, nada! Já não há professores como antigamente... É preciso paciência.
publicado por vkthor às 23:02
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Plantacarnivora a 18 de Fevereiro de 2005 às 18:41
Aí não chamaria paciência, mas falta de educação, boas maneiras, respeito, até e inclusivé desportivismo. A culpa é dos professores e dos alunos, estamos de outra maneira na vida. Não se liga a minhoquices, o cumprimento não é um acto obrigatório, mas falar ao msn, já é? Então ea forma como escrevem???x para cá, x para lá!!? Haja doses de paciência, mesmo!!!!!!!!!! Bom fdsemana


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Filho pródigo...

. Telefonema a meio da noit...

. ops

. Iconomaker 3.0

. Está a andar...

. Outra resolução

. Aguentei a segunda...

. Falhou logo à primeira...

. Foi há quase um ano...

. Quase... quase...

.arquivos

. Março 2007

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Maio 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds